Principais vantagens da aplicação de polímeros de alta performance

Aumento da Segurança Pessoal e Patrimonial
As características de baixo coeficiente de dilatação, baixa taxa de desgaste e baixo coeficiente de fricção asseguram estabilidade física às folgas e ajustes das peças móveis e fixas que, ainda que se toquem com as pecas metálicas, o que muito acontece, não provoca centelhamento e arrancamento de material. Estes tidos como principais causas de acidentes do tipo, os polímeros de alta performa quando adequadamente especificados e de qualidades comprovadas, evitam incêndios, explosões, travamento de eixos e danificação de todo o conjunto rotativo e carcaça dos equipamentos.

Aumento de eficiência dos equipamentos
As áreas de baixa e alta pressão em bombas hidráulicas são separadas por anéis de desgaste. A maior perda de eficiência das bombas ocorre com a recirculação do fluido por entre os anéis de desgaste. Devido às características explanadas de baixo coeficiente de dilatação, baixa taxa de desgaste e baixo coeficiente de fricção, as folgas recomendadas pela própria API 610 para anéis de desgaste nestes materiais, podem ser reduzidas à metade e reduzindo-se as folgas entre as partes rotativas e estacionárias, reduz-se a área de passagem do fluido por entre os anéis e conseqüentemente a recirculação do fluxo, aumentando a eficiência do equipamento. Ademais, ao se minimizar a recirculação do fluido, assegura-se maior estabilidade hidráulica e menor vibração, e ainda menor NPSH requerido.

Aumento de confiabilidade e grande redução de falhas
A complementação das duas vantagens acima leva a uma menor taxa de falha, maior MTBF e MTBI, menor MTTR, aumentando a confiabilidade dos equipamentos.

Redução do custo de manutenção e operacional dos equipamentos
Tudo exposto até aqui, leva claro, a uma redução de custos, tanto de manutenção quanto operacional no compito final.
Muitas refinarias e petroquímicas já aplicaram estes materiais com sucesso em suas bombas de processos, incluindo hidrocarbonetos, bomba de alimentação de caldeira, amônia, ácido sulfúrico e água salgada. Os tradicionais matérias metálicos e os compostos inicialmente usados em anéis de desgaste, buchas entre estágios, buchas de garganta, buchas de mancais deslizantes e pistões de balanceamento (buchas de redução de pressão) são substituídos por polímeros de alta performa. A correta formulação destes materiais minimiza o desgaste e permite a redução de folgas entre partes móveis e fixas em até 50%. É por isto que estes compostos já vêm inclusive sendo adotados em equipamentos novos, como exigência de clientes mais rigorosos.

Há de se ter especial atenção com a oferta de alguns destes materiais no mercado, considerando apenas baixo custo de aquisição. É necessária uma avaliação cuidadosa quando a aspectos como baixo coeficiente de expansão, alta estabilidade térmica, aliado à correta composição e resistência química, fatores que oriunda também de um criterioso processo de fabricação. Estes são os que têm provado capacidade de trabalhar em condições extremas, e praticamente com a extinção de danos severos a equipamentos dinâmicos, por roçamento de anéis de desgaste.

Quanto aos materiais tradicionais, metal/metal, tem se reportado ausência alta performa de anéis de desgaste de bombas que operam temporariamente em condições de perda de sucção, operação distante do ponto de projeto, e constante desaceleração, e partida destes equipamentos. Quanto aos polímeros de alta performa, na eventualidade de um roçamento, pequeno desgaste pode ser observado sem maiores danos ou perda da performa do equipamento. De modo contrario, quando peças de desgaste metálicas se tocam durante operação, elas geralmente aquecem e provocam arrancamento de material e ou soldagem por fricção o que pode levar a falhas drásticas de equipamentos e potencial fuga de fluido de processo.

É importante notar que alguns componentes de desgaste em materiais como PFA suportam apenas até 15% da expansão térmica de certos polímeros de alta performa.


Wordpress Themes - Wordpress Video Themes - Wordpress Travel Themes - WordPress Restaurant Themes